Todo mundo deseja uma casa limpa, seja para o bem-estar da família ou para receber bem. Mas nem sempre é fácil manter tudo organizado e limpo, principalmente quando o assunto são os estofados. Você sabia que muitas bactérias e ácaros se escondem dentro dos sofás, poltronas e em baixo do colchão? Isso mesmo! E o pior: o acúmulo de pragas pode prejudicar os membros da casa trazendo sérios problemas respiratórios. Apesar de muitas pessoas gostarem de colocar a mão na massa, algumas atividades da casa precisam da contratação de um serviço especializado, como é o caso dos estofados.
No @apto.21 surgiram muitas dúvidas sobre a higienização de estofados, como também sobre impermeabilização, por isso, nós conversamos com a Tatiane Miron, proprietária de uma empresa especializada em higienização de estofados: a M&M Higienização e Limpeza de Estofados.
Para Tatiane, a ideia de trabalhar no ramo surgiu de um jeito inesperado: o seu filho mais velho manchou o sofá com pomada de assaduras. Foi quando contrataram um serviço especializado para realizar a limpeza, mas tiveram alguns problemas, tanto em relação ao horário combinado pela empresa para a realização do serviço, quanto no cuidado da casa como um todo. Neste momento, Tatiane e o marido viram a oportunidade de empreender e fazer a diferença neste segmento.
Pensando em tirar todas as dúvidas sobre o assunto de higienização, nada melhor do que conversar com quem entende do assunto. Confira abaixo os principais motivos para manter os estofados sempre limpinhos.
Já que falamos em colocar a mão na massa, confira a reforma do banheiro da Casa do Interior.
O principal motivo para você investir na higienização regular dos estofados da sua casa é a saúde. Tomar essa medida reduz, consideravelmente, as chances das pessoas desenvolverem alegrias e possíveis problemas respiratórios. Resumidamente, de forma lúdica, os estofados servem para duas coisas: sentar, é claro, e acumular ácaros e poeira. Então, bora cuidar, né?
A falta de cuidado pode trazer ainda mais problemas para quem já tem doenças crônicas. “No dia a dia, as pessoas usam o sofá para relaxar, comer e, com o tempo, os ácaros vão se acumulando com a sujeira, um alimentando o outro. Eles são responsáveis pela maior parte das alergias respiratórias. O acúmulo pode piorar quadros de pessoas com asma, rinite alérgica e bronquite”, afirma Tatiane.
Em relação aos animais de estimação, a especialista diz que o cuidado deve ser reforçado. “Os pets costumam ter descamação de pele, como também podem urinar nos estofados. Caso não seja realizada uma limpeza profissional, ali se torna um depósito de ácaros e bactérias”, ressalta.
Casa foi feita para morar, mas também para receber! É claro que, no período de pandemia, isso não tem acontecido tanto, mas para dar boas vindas e também trazer a sensação de conforto, a beleza do ambiente fala mais alto, viu? Um exemplo claro disso é ter uma sala maravilhosamente bem decorada e charmosa, mas ter um sofá, tapete ou cortina visivelmente sujos ou empoeirados. A atenção, sem dúvida, estará toda voltada para esses itens, por isso, vale a pena investir no cuidado de higienização regular.
“Essa prática mantém o ambiente bonito e apresentável, isso tem tanta importância quanto a limpeza diária da casa. Limpeza é sinônimo de saúde, de menos crises respiratórias e alérgicas”, ressalta Tatiane. Na prática o ideal é contratar o serviço duas vezes por ano para os sofás, já para os colchões o período é mais longo, sendo uma vez por ano.
Em relação aos tapetes, Tatiane explica que essas peças precisam de um pouco mais de atenção. “A limpeza dos tapetes depende do modelo e de como é casa. Ou seja, para tapetes mais pesados, o ideal é limpar a cada seis meses. Já para os modelos mais leves é essencial realizar a limpeza a cada quatro meses”, conclui.
Para ela, a contratação de um serviço especializado é essencial e pode fazer total diferença no aspecto do seu estofado e evitar futuros problemas nas peças. “Sabemos qual tipo de produto é o ideal para ser usado em cada tipo de tecido. Receitas caseiras não conseguem tirar a sujeira da espuma, em alguns casos essas receitas caseiras só pioram o estado do estofado, tirando sua vida útil”.
Mesmo assim, cuidados básicos do dia a dia podem fazer a diferença! Você pode manter seu sofá, por exemplo, em um bom estado realizando manutenções simples e também com uma limpeza semanal, até que o período da higienização profissional alcance seu prazo. “As pessoas podem manter os estofados limpos usando o aspirador de pó uma vez por semana e evitando o uso de receitas caseiras”, conclui Tatiane.
Você sabia que as cores têm o poder de transformar os ambientes da casa tornando-a muito mais bonita? confira como usar tons pastéis na decoração.
Você sabia que os ácaros nunca descansam? Isso mesmo, eles agem durante o dia, mas podem ser piores durante a noite. Nós passamos maior parte da vida dormindo e praticamente indefesos. Depois de adormecer, não nos importamos muito com o ar que respiramos, embora possamos sentir o efeito de uma noite mal dormida logo de manhã, com crise de espirros e nariz entupido, etc. Por isso, é essencial ter cuidado com os colchões, travesseiros, almofadas e tapetes dos dormitórios, além de ficar atento a higiene da casa num todo antes de descansar e dormir.
A especialista diz que são necessárias técnicas para limpeza para não danificar os estofados e que cada sujidade merece uma atenção diferente. “É fundamental avaliar qual o tipo de sujidade tem no estofado, se tem algum tipo de odor ou mancha, depois escolher o produto ideal para ele. Nós, por exemplo, trabalhamos com quatro tipos de sabão para diferentes sujidades. Temos um sistema de extração, no qual a máquina extrai os produtos com a sujeira”, explica Tatiane.
Além dos quatro tipos diferentes de sabão, Tatiane explica a importância de outros produtos para a realização de um serviço completo e com excelentes resultados. “Também aplicamos alvejante, bactericida, eliminador de odores e finalizador para higienizar os estofados, isso tudo, de acordo com a necessidade, conclui.
Já entendemos que manter nossos itens higienizados é o caminho ideal para prolongar a durabilidade dessas peças. Além do serviço especializado, o cuidado diário com um pano úmido e aspirador de pó podem auxiliar na diminuição de ácaros e poeira, transformando, assim, a qualidade de vida de toda a sua família.
“Os maiores prejudicados são as pessoas que tem doenças crônicas, não só, necessariamente, crianças e idosos. Um ambiente limpo proporciona bem-estar a todas as faixas etárias. Mas para as crianças que estão em formação do sistema imunológico é bem importante investir na limpeza dessas peças semestralmente”, conclui.
Você conhece o processo de impermeabilização de estofado? Não? Ela nada mais é do que a aplicação de um produto que garante o fechamento das fibras do tecido, bloqueando a passagem de líquidos para o interior das peças. Normalmente, ela é feita com a ajuda de um pulverizador sobre toda a extensão do estofado e dura cerca de um ano.
Tatiane esclarece que existem dois tipos de impermeabilizantes no mercado, sendo um à base de água e outro à base de solvente e ressalta a diferença do processo. “Apesar da função ser a mesma, a aplicação é bem diferente. A feita à base de água pode ser aplicada no mesmo dia da limpeza, pois tem o cheiro mais suave comparado ao à base de solvente, podendo ter uma secagem completa entre 24 a 48 horas”.
Já o impermeabilizante à base de solvente não inflamável tem outra maneira de ser aplicado e precisa de um cuidado maior. “Ele só pode ser aplicado em estofados secos e após 48h da higienização. Esse impermeabilizante é aplicado com um pulverizador de inox de pressão prévia. Após a aplicação, ele já fica seco ao toque, porém há a necessidade de aguardar a cura total para o uso”, conclui Tatiane.
Você curte um quebra-quebra? Então, confira agora o passo a passo da reforma do quarto do interior.
Eaí esclareceu todas as suas dúvidas sobre a higienização de estofados? Conta pra gente!
Até a próxima! 🙂