Está pensando em reformar a casa? Se sim, o primeiro passo é realizar um planejamento detalhado para ter uma noção dos custos e dos prazos que essa obra vai demandar. Você que nos acompanha por aqui e pelo nosso Instagram sabe que amamos colocar a mão na massa e deixar nosso apê com nossa cara! Mas, nem sempre é possível fazer tudo o que planejamos, a reforma exige tempo, dinheiro e, muitas vezes, mão de obra especializada. Por isso, sempre buscamos soluções para gastar menos em cada projetinho, mas mantendo a qualidade sempre.
Pensando que muitas pessoas continuam morando na casa durante a reforma é ainda mais importante pensar em cada aspecto da reforma. As pequenas manutenções são um dos caminhos para economizar e evitar as “dores de cabeça” de uma obra complexa. Pequenas mudanças podem trazer um aspecto de novo sem grandes desafios, como é o caso da renovação das paredes com a pintura, papéis de parede, mudanças na iluminação etc. Para ajudar você nessa força tarefa, listamos 5 formas para você economizar na reforma, confira!
Essa prática não gera entulho – ou seja, não precisa fazer a demolição do piso antigo – e assim você já economiza tanto na mão de obra quanto no descarte / contratação de caçamba. Além disso, você pode ganhar tempo na obra. E tempo é dinheiro, né?
No caso de porcelanatos, você deve optar por uma argamassa específica – a de piso sobre piso – que pode ser encontrada nas principais casas de construção. Mas também, existem muitos modelos de piso vinílico lindos que podem ser usados em salas, quartos e até cozinhas e varandas, instalados com cola em poucas horas.
Um ajuste que talvez você deva considerar se optar pelo piso sobre piso são as portas: um recorte da parte debaixo e uma pintura resolvem de forma muito simples e rápida.
Gosta de colocar a mão na massa? Descubra como fazer uma área gourmet sem quebra-quebra!
Já quando o assunto é economizar nos revestimentos cerâmicos, que, normalmente, são materiais que possuem um custo benefício maior, é não colocá-los atrás de móveis fixos como é o caso dos armários instalados na cozinha, por exemplo. Você pode revestir apenas o back splash – aquela parte entre a pia e o armário.
O ideal é conversar com um profissional para ele fazer uma paginação do ambiente em que o revestimento será instalado. Assim você evitará gastos e terá o resultado esperado, beleza?
Todo mundo sabe o quanto a iluminação é fundamental em qualquer projeto de decoração. Uma boa iluminação pode trazer muitos benefícios para os moradores da casa, como também para a decoração num todo. Uma outra ideia para economizar é investir em trilhos ao invés dos spots embutidos, eles geram menos gastos. Isso porque, atualmente, existem trilhos que podem ser montados de diversas formas, levando a iluminação para diversos pontos do ambiente sem precisar, por exemplo, gastar com o rebaixo do gesso e as sancas.
Como dissemos acima, a pintura é uma das formas mais práticas para mudar um ambiente, sem grandes desafios. Mas, é fundamental escolher a tinta adequada para a parede do seu espaço. A utilização de tintas adequadas evita que você tenha problemas futuros, ou até mesmo refazer a pintura da casa tão cedo. Por isso, selecione as melhores tintas para ambientes internos, externos ou com excesso de umidade. Há diversas opções para você escolher no mercado com tendências de sustentabilidade e, até, produtos menos abrasivos!
A tintura traz muitos benefícios para a casa! Descubra como usar tons pastel na decoração!
Por fim, mas não menos importante, realizar manutenções constantes na casa é uma opção mais barata do que a reforma total. Realizar as manutenções preventivas como um retoque na pintura ou a troca em algum revestimento com dano reduz os riscos e você terá menos problemas e imprevistos. Por isso, sempre retoque quando surgir um problema e não espere muito para isso. Assim, você deixará sua casa valorizada, em ordem, e sempre bonita!
Você curte reformar no estilo DIY? Veja como renovamos um banheiro inteiro no estilo DIY!
Gostou das nossas dicas?
Até a próxima! 🙂