O cuidado com o pet está na alimentação
Quem tem pet sabe: nós sempre queremos garantir a melhor qualidade de vida possível para eles.
E a alimentação é um fator importantíssimo para isso!
Muitas vezes, não sabemos qual é a melhor ração, qual marca e qual tipo específico escolher, e acabamos optando pela mais convencional que acaba não oferecendo os nutrientes necessários. Porém, a escolha da ração é um momento muito importante no cuidado com nossos animais de estimação.
Nosso pet necessita receber uma nutrição adequada e equilibrada para ter saúde e energia em cada fase de sua vida.
A Hill’s Pet Nutrition investe em pesquisas com o auxílio de mais de 220 veterinários, nutricionistas e cientistas – tudo para garantir uma vida longa e saudável a seu pet!
Então levamos as 4 maiores dúvidas de vocês (e nossas!) para a Especialista de Relações Acadêmicas da Hill’s Pet Nutrition, a Juliana P. S. Nogueira, responder. Dá uma olhadinha no que ela nos contou e aprenda como garantir o melhor cuidado para o seu pet!
1- O que devo considerar na hora de escolher a melhor ração pro meu pet?
Cães e gatos apresentam necessidades nutricionais distintas, então escolher um alimento específico para cada espécie é fundamental.
Cães e gatos apresentam diferentes necessidades nutricionais em cada fase de vida, então é essencial respeitar as indicações de cada idade e garantir uma transição saudável entre cada fase.
Especialmente para cães, cada porte possui necessidades específicas de calorias, gorduras, proteínas e minerais – e é por isso que existem rações pensadas com base no tamanho do seu doguinho! Respeitar essas indicações é super importante pra escolher a melhor ração para o seu pet.
No cuidado com o pet, precisamos nos atentar se a ração que estamos comprando é designada para animais saudáveis e sem nenhuma necessidade especial. Caso seu bichinho possua alguma condição especial de saúde – tal como problemas de pele, rins, estômago e obesidade – é essencial que você procure um veterinário para que ele indique o melhor alimento para ele.
A alimentação para seu animal de estimação deve oferecer de forma equilibrada os nutrientes necessários. Preste atenção nos ingredientes que compõem esse alimento para garantir que esses sejam de altíssima qualidade, fornecendo assim uma nutrição precisa para seu animal. Além disso, esses ingredientes devem ter o seu uso aprovado pela ciência – como é o caso da Hill’s!
2- Qual a diferença entre rações “super premium” das “comuns”?
Alimentos convencionais apresentam baixos níveis de gordura e proteína, que são essenciais na alimentação do seu animal de estimação. Além disso, algumas rações podem conter ingredientes de baixa qualidade e de difícil digestão. Também possuem alto teor de matéria mineral, o que pode comprometer a saúde do seu pet.
Já os alimentos “super premium” priorizam pela qualidade nutricional e apresentam ingredientes de altíssima qualidade e que são fáceis para o seu pet digerir. Além disso, as rações “super premium” garantem níveis nutricionais ideais e ingredientes fixos em sua formulação, ou seja, sem alteração pela sazonalidade.
3- Até quantos meses posso dar ração de filhote pro meu cachorro? E como deve ser a troca?
A melhor ração pro seu pet deve respeitar a idade dele. Filhotes se tornam adultos aos 12 meses de idade, período no qual devem deixar de receber o alimento destinado a filhotes e passar a receber alimento para cães adultos, garantindo o aporte adequado de nutriente para cada fase de vida. No cuidado com seu pet você deve realizar a transição entre esses dois alimentos de forma lenta e gradual, para que não ocorra nenhuma alteração gastrointestinal.
Durante 7 dias a quantidade de alimento para cães filhote deve ser diminuída gradativamente à medida que o alimento para cães adultos é aumentado.
No primeiro e segundo dia o cão deve receber 75% de sua alimentação composta pelo alimento para filhote e 25% do alimento para adultos; no terceiro e quarto dia essa proporção deve ser de 50%; no quinto e sexto dia 25% do alimento para filhote e 75% do alimento para adulto; e no sétimo 100% da alimentação composta do alimento para cães adultos.
4- Quais cuidados devo tomar na alimentação de um cão em idade sênior? A partir de quantos anos dele devo tomar esses cuidados?
Cães são considerados idosos quando atingem 7 anos de idade, sendo necessária a mudança da alimentação desses animais para um alimento específico para essa fase de vida. A nutrição é peça-chave no cuidado adequado com cães idosos e pode garantir com que esses animais continuem vivendo com toda energia e qualidade de vida.
Cães idosos apresentam maior propensão a ganhar peso e desenvolver mudanças físicas e comportamentais relacionadas à idade. Apresentam maior risco de desenvolverem problemas nos rins e no coração, assim como outras doenças degenerativas.
Assim, as necessidades nutricionais desses cães é diferente das de cães adultos, necessitando então de um alimento com menos gordura, fósforo, proteína e calorias, e com quantidades maiores de fibras, antioxidantes e ômega 3.
A melhor ração
Depois dessa aula sobre alimentação para nossos animais de estimação, podemos concluir que o cuidado com nossos pets vai muito além do que escolher a primeira ração que vemos na prateleira.
Não é à toa que a Hill’s Pet Nutrition valoriza tanto a área de pesquisa para garantir a produção da melhor ração para o seu pet.
Investir em uma ração de alta qualidade ajuda inclusive o seu bolso. Você garante uma qualidade de vida com saúde pro seu pet e não corre o risco de gastar com processos veterinários decorrentes de problemas de saúde que poderiam ser evitados com uma alimentação adequada.
Os animais de estimação não querem nada além de dar e receber amor, é nosso dever garantir que a vida deles seja a melhor possível com carinho e cuidado. Nosso amor deve estar presente no que oferecemos a eles como alimento.
Pense no cuidado com seu pet e escolha a melhor ração para ele.
Gostou? Compartilha com seus amigos que têm a guarda de um anjinho de patas para que eles possam cuidar dele do jeito que ele merece!
Jornalista, sempre gostou de escrever e se conectar com as pessoas. Nas horas vagas, ela gosta de cantar, tocar violão e planejar festas lindas para seus amigos.