Atualmente, sabemos que a mulher é protagonista em diversos setores da sociedade, né? Já passou o tempo em que a mulher ficava apenas em casa cuidando das tarefas domésticas e da família. A rotina das mamães tem sido cada vez mais complexa, elas conquistaram direitos igualitários ao longo do tempo e lidam com diversos compromissos: o trabalho, a casa, o casamento, o universo feminino, e claro, a criação dos filhos.
Mas, é evidente que, administrar todas essas demandas, é complicado, né gente? Principalmente quando a mulher é mamãe de primeira viagem e tem muitas dúvidas e inseguranças durante a gestação. Alguns livros podem te ajudar muito nesse período, você descobrirá que não existe um manual para ser mãe e que a maternidade não tem nada a ver com o que a gente enxerga na televisão.
A chamada “maternidade real” não é perfeita e você não precisa se cobrar para ser a melhor mãe do mundo, esse estágio é muito natural e você saberá o que fazer, tenha certeza disso! Nossa bebê chegou ao mundo este mês e o post de hoje será dedicado a esse universo tão especial: a maternidade.
Recentemente fizemos um post no @apto.21 sobre um livro que estava lendo durante a gestação e vi que vocês se interessaram muito no assunto, portanto, estou trazendo cinco sugestões de leitura sobre o tema para, assim como nós, vocês que estão à espera do primeiro filho, possam conhecer assuntos interessantes e pontos de vista diferentes sobre o tema. Confira nossas dicas!
Rafaela Carvalho é mamãe de quatro lindas crianças e escritora. Seus livros, são todos sobre maternidade e educação infantil. Nessa obra, “60 dias na Neblina” a autora traz o dia-a-dia da maternidade real, em que as emoções se elevam nessa rotina agitada. O livro apresenta o tema de uma maneira emocionante e divertida e você perceberá que nessa fase também é comum existir frustrações e muita insegurança durante o período de criação.
O pediatra espanhol Carlos González na obra, lançada em 2015 no Brasil, ‘Bésame Mucho’ traz diversas reflexões acerca da maternidade e dicas simples de como educar com amor e respeito. A narrativa é leve e deliciosa trazendo bons exemplos de uma criação equilibrada, mas longe da ideia de perfeição. O autor também expõe memórias da própria infância e traz aos leitores uma nostalgia dos tempos de criança. É emocionante!
A escritora Thaís Vilarinho traz histórias divertidas da maternidade como crônicas, depoimentos de outras mães – como os de Karina Bacchi que conta um pouco sobre a experiência de ser mãe – e desafios dessa etapa tão emocionante para as mulheres. Essa obra caiu tanto no gosto do público que, em 2017, ela foi baseada para um monólogo ultradivertido tendo como protagonista a atriz Miá Mello no Teatro das Artes. O espaço serviu de reflexão e a absorção de novos conhecimentos para as mamães, os bebês poderiam acompanhar os pais durante a exibição e ficou em cartaz durante alguns meses daquele ano.
Já que o assunto é maternidade, confira o relato do meu primeiro ano de mamãe!
Todo mundo sabe que ser mãe de primeira viagem é muito difícil. É preciso aprender sobre esse universo para colocar tudo em prática quando o bebê nascer. Se você quer um livro para te ajudar a lidar com todas essas inseguranças, o ‘Mãe de Primeira Viagem’, de Kevin Leman, é ideal. Nele, o autor responde dúvidas sobre o tema com rapidez e segurança, traz a dinâmica e as necessidades da mulher durante essa fase de maneira leve e muito atenciosa. O autor tem outras obras relacionadas à família ‘A Diferença que a Mãe faz’ e ‘Mais Velho do Meio ou Caçula’.
As escritoras Fernanda Curado e Ana Paula Viana são mães de cinco pequenas crianças e escrevem na obra ‘Confissões Maternas’ diversas histórias de como é lidar com a maternidade de todos esses pequenos. A obra é repleta de reflexões e desabafos sobre o tema, além do dia-a-dia e o crescimento das crianças ao decorrer dos anos. O livro é rende boas risadas por ter um cotidiano cômico e sincero da maternidade real, é muito divertido e emocionante!
Ser mãe, empreendedora e mulher não é fácil. Confira nosso post sobre o assunto!
Gostou das sugestões? Comenta pra gente qual livro de maternidade é o seu favorito!
Até a próxima! 😉