É, gente! Os pets invadiram as casas brasileiras mesmo! Para você ter uma ideia, segundo dados de 2015 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – os lares do Brasil já têm mais animais do que crianças, sendo 52 milhões de cães e gatos contra 45 milhões de crianças. E a tendência é que esse número aumente nos próximos anos. UAU! Mas a casa está pronta para recebê-los bem?
Você que acompanha o blog sabe que o Bruce – nosso french bulldog – está com a gente desde o início do @apto.21. Foi amor à primeira vista e esse sentimento só aumenta ao decorrer dos anos. Ele, como qualquer outro pet, trouxe muita alegria para nossa casa e nos ajuda em muitos projetos, além de brincar bastante pelos cômodos. Desde a chegada da nossa bebê ele tem sido um irmão mais velho impecável! Ele e a Liz não se desgrudam um minuto sequer e ficamos muito felizes com toda essa interação positiva!
Mesmo ele ocupando o posto de irmão mais velho e de babá, brincando bastante com a Liz, nós sempre nos preocupamos muito com o bem-estar dele. Aqui, o espaço para ele brincar não é tão grande como gostaríamos, mas não tivemos muitos problemas em relação a isso. Assim que o apartamento ficou pronto, nós planejamos um cantinho para ele dormir, investimos em brinquedinhos de pelúcia e borracha – que sempre são rasgados e costurados pelo Pablo – para ele gastar energia, além de um local específico para ele fazer as necessidades.
Pensando em toda alegria que esses pequenos seres trazem para nós, queremos compartilhar com você algumas das nossas dicas para você também oferecer o melhor para ele e planejar o cantinho do seu pet em casa. Não é porque é apartamento que você vai deixar de ter essas gracinhas, né?
Quer saber mais sobre o Bruce? Conheça um pouquinho mais sobre a história dele com a gente!
Antes de adaptar a casa é fundamental conhecer o perfil do seu pet, assim ficará mais fácil fazer qualquer mudança depois. Os filhotes são conhecidos por serem agitados e gastarem bastante energia, já os mais velhos, podem ter necessidades maiores em aconchego e sonecas! Seja brincando ou quietinho pela casa, é sempre importante investir em itens que façam mais sentido para o seu pet. Nosso Brucinho tem muitos brinquedos, nós até adaptamos uma caixinha para colocá-los na sala. Comece por essa diquinha!
Escolher um cantinho especial pode ser bem fácil, mas também precisa ser confortável o suficiente para você e para o seu pet. Por isso, cuidado com espaços muito apertados com móveis e objetos de decoração. Estes não são os mais indicados. Locais que batam o sol direto ou que atrapalhem a circulação da casa também não é uma boa pedida. É comum vermos o “espaço pet” em áreas frias, como cozinha ou da área de serviço, pois fica mais fácil para limpeza. Considere também o tamanho do seu animal de estimação, caso seja pequeno, como o Bruce, você pode montar pequenos ambientes para ele por toda casa. Aqui, por exemplo, ele tem uma cabaninha na sala, uma caminha no quarto da Liz, outro em nosso quarto, além do cantinho do xixi na área de serviço.
A cabaninha do Bruce chama muito a atenção no @apto.21, confira um pouco mais sobre ela.
Depois que você já definiu o espaço do seu pet em casa, chegou o momento de pensar quais acessórios são fundamentais para o dia a dia dele. Por isso, os recipientes de água e comida não podem faltar, além de um acessório para ele dormir. Almofadas, casinhas e cabaninhas são algumas opções, veja o tamanho do espaço que você separou para ele e depois escolha a melhor opção para o ambiente. Um lugar para guardar brinquedos e acessórios de passeio são essenciais também, viu?
Na @Firma21 você encontra o comedouro ideal para o seu pet, confira tudo na nossa loja online.
Para finalizar, não podemos esquecer da segurança dos pets! Durante a montagem do espaço, muitas vezes, focamos em projetar um cantinho bem decorado e organizado, mas esquecemos de pensar se esse ambiente está seguro para os animais. Por isso, além de manter tudo limpo diariamente, é essencial ter cuidado com os produtos de limpeza. Uma opção é deixá-los em prateleiras, ou dentro dos armários, assim os animais estarão longe de riscos.
Outro ponto importante é colocar uma grade de proteção nas janelas, caso você more em um apartamento, como também manter os portões fechados se você mora em casa. Cuidado com as plantas que sejam nocivas para os bichinhos, além disso, fique atento aos fios da casa e na eletricidade, é fundamental mantê-los bem distantes também de carregadores.
Agora, chegou a parte que mais amamos: colocar a mão na massa usando bastante a criatividade! Os pets não precisam de nada muito exagerado, o mais importante para eles é um local seguro e confortável para eles te aguardarem no final do dia. Mas algumas soluções são simples e baratinhas. Nós fizemos uma mudança bem legal no cantinho da Lara, dog do Edu e da Lana, nossos amigos, na coluna Tapa na Casa do Uol. Montamos um painel com o nome dela com sobras de madeira, mas você pode usar materiais com o papelão, plástico rígido e o papel de parede.
Quer saber como fizemos esse painel, confira o passo a passo dessa ideia no estilo DIY.
Gostou das nossas dicas de hoje? Conta pra gente, qual sua maior dificuldade em conviver com pets?
Até a próxima! 🙂