Hoje vamos falar de um assunto inédito por aqui: muros e fachadas! Nós, recentemente, fomos ao Beco ao Batman, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, conhecido na cidade por ser um verdadeiro museu de arte urbana a céu aberto. Ele ocupa uma das vielas do bairro boêmio com lindos grafites, sendo uma opção de lazer gratuita. Sua história começa na década de 1980, quando foi encontrado nas paredes do local um desenho do homem-morcego dos quadrinhos. O fato atraiu estudantes de artes plásticas que começaram a fazer desenhos nas paredes do Beco, formando uma galeria de paredes totalmente cobertas até os dias de hoje!
Atualmente, todas as artes do Beco do Batman são renovadas constantemente e o local já recebeu obras de artistas renomados como Kobra, Speto, Chivitz, Ciro, entre outros, que são muito conhecidos no país. E é bem ao lado do Beco que pintamos o nosso primeiro mural com nossa parceira e artista @lu.cesetti.art, no restaurante, recém inaugurado, @cascogastrobar, um gastrobar que se propõe a trazer uma experiência que envolve comida boa, música, arte e drinks incríveis!
Confira tudo sobre a pintura desse mural e aproveite para se inspirar e usar bastante a criatividade!
Para a realização de qualquer arte, principalmente, de um mural, todo artista busca referências específicas para sua obra e faz um pré-projeto para seguir no momento de criação. Com a @lu.cesetti.art não foi diferente, ela conversou com os proprietários do @cascogastrobar para entender o que eles queriam transmitir ao restaurante e aos clientes.
Depois do bate-papo, eles chegaram à conclusão que gostariam de resgatar características das plantas brasileiras, do clima tropical e de cores vivas que têm tudo a ver com a pegada do local, que serve um cardápio de comidas e bebidas tipicamente brasileiro. Por isso, a @lu.cesetti.art fez uma pesquisa de tons que combinariam com o local. Para esse projeto, ela decidiu investir em uma paleta que tem o verde como predominante, além de tons terrores que são muito utilizados para trazer um clima natural e de “terra” para qualquer projeto artístico!
Apesar da parte de criação às vezes mudar ao decorrer da pintura, a artista usou um rascunho do seu projeto em um tablete para seguir com a pintura do mural, com o aplicativo da @suvinil_tintas ela conseguiu escolher toda a paleta ideal. Por lá você também pode combinar cores de uma maneira prática, o leque digital é super intuitivo com 8 catálogos de cores para navegar: cinzas neutros, brancas e leves, claras e suaves, intensas e vibrantes, acentuadas e acolhedoras, neutras e clássicas.
Para a pintura de um mural de grande extensão é fundamental investir em equipamentos de segurança, como andaimes, escadas e itens de segurança para o artista e auxiliares conseguirem trabalhar com tranquilidade! Os equipamentos não só asseguram os profissionais que estão ali trabalhando, mas também confere um excelente preenchimento de tinta em projetos de grandes extensões como foi o caso desse mural. Depois, é só colocar a mão na massa, ou melhor, nas tintas! Agora, vamos te dar todas as dicas para você saber quais tintas utilizamos nesse projeto!
Depois da montagem e a certeza de que os equipamentos estavam em ordem, o primeiro passo foi preparar a parede! Como, nesse caso, a pintura é externa usamos o fundo preparador da @suvinil_tintas que garante que a parede receba bem uma nova pintura com qualidade. Ele é indicado para repinturas, paredes de gesso e até para reboco, pois assegura que a superfície receber a tinta com firmeza, fixando todas as suas partículas. Ele seca super-rápido e não tem cheiro! A @lu.cesetti.art fez toda a marcação do desenho que havia sido planejado! Então, lá fomos nós dar continuidade na pintura: fizemos grande parte dos preenchimentos da parede que iria receber essa linda arte!
Depois de averiguar os equipamentos de segurança, preparar a parede e das marcações do desenho da artista começamos e separar as tintas que íamos utilizar. Realizar uma pintura em um mural é muito diferente de fazer qualquer pintura em casa, por isso, o primeiro passo foi escolher tintas específicas para ambientes externos. No projeto usamos as tintas fosco completo colorido, com diversas cores da @suvinil_tintas.
No projeto não fizemos a diluição recomendada de água nas tintas, pois, o objetivo da artista era fazer uma marcação primeiro para que o traço da arte ficasse bem firme na parede, para depois realizar os preenchimentos. Vale lembrar que as tintas escolhidas não escorre e não respinga, sendo ideal para esse formato de pintura.
Essa escolha garantiu maior durabilidade na pintura, diante das alterações do clima. Em todo esse processo estivermos atentos também nas quantidades de camadas que seriam aplicadas. De acordo com cada cor, isso pode variar, por isso, é importante observar tudo depois de bem seco e reaplicar a tinta, caso houvesse necessidade.
Em um mural desta dimensão, tivemos todos os cuidados necessários para alcançar todos os espaços do muro e garantir que a arte tivesse uma boa continuidade. Usamos os andaimes e longos pincéis, rolos e escovas de pintura para alcançar cada cantinho, acho até que nos saímos bem como estagiários da @lu.cesetti.art! Vale lembrar que é muito importante sempre conferir com a artista se os preenchimentos já realizados estão em ordem para começar a fazer os outros! Adoramos fazer os preenchimentos, deu um trabalhão, mas no final deu tudo certo!
Essa experiência para a gente foi muito importante e gratificante, mas nos desgastou muito! Mas, perdemos o medo de errar e nos permitirmos abrir um lado para a pintura ainda desconhecido pela gente! Nós amamos o resultado e queremos, em breve, ajudar a @lu.cesetti.art a fazer outro mural por aí! Será que ela curtiu os “estagiários” e vai renovar o contrato? Heheheh
Gostou da pintura do mural?
Até a próxima! 😉