Ano novo, clima novo! O espírito de renovação começou a invadir todos os segmentos de nossas vidas. Planejamos novos hábitos alimentares, uma rotina incluindo atividades físicas, um novo cronograma de trabalho e lazer, além de novos desejos e objetivos profissionais. A casa, por ser o ambiente onde passamos boa parte de nossas vidas, também precisa de atenção. Por isso, o começo de ano é uma época ótima para organizar todos os cômodos e investir em uma decoração prática e funcional, sem perder o charme.
Que tal aproveitar e fazer aquela faxina por aí também? Para começar, avalie o que você realmente precisa e retire da casa o que não utiliza mais, como roupas, móveis e objetos de decoração que estão “sobrando” há anos nos ambientes. Confira as 10 dicas do @apto.21 e desfrute desse momento!
Antes de começar qualquer mudança significativa nos ambientes da casa, uma das primeiras tarefas para manter tudo em ordem é conhecer muito bem os cômodos da sua casa. Ou seja, você precisa entender qual é a principal função de cada ambiente. Em 2020, muitos quartos e salas se transformaram em homeoffice, isso não é um problema, mas é fundamental cada ambiente manter a essência dele, ou seja, o quarto privilegiar o descanso e o sono e a sala o aconchego e a convivência. Depois disso, decida quais objetos são necessários em cada espaço.
Gente, a organização é a obrigação de todos os membros da casa, viu? Até mesmo das crianças! Uma casa em ordem pode influenciar na rotina da família, seja para melhor ou para pior. Uma casa bagunçada pode estressar e até mesmo criar intrigas, por isso, uma rotina de organização em que toda a família esteja incluída pode facilitar esse processo. Para isso dar certo, prepare uma planilha doméstica com a divisão das tarefas. Pode ser feita num papel, cartolina, até mesmo no computador, inclua todos da casa. Além de organizar as demandas, isso se tornará um hábito da família.
Todas as pessoas têm aquele objeto favorito, principalmente quando o assunto são as roupas e utensílios domésticos. Mas, por vezes, o guarda-roupa e os móveis da casa estão cheios de peças que nem gostamos mais tanto assim, né? Por isso, é essencial começar o ano retirando tudo o que não se utiliza mais da casa, como aquela “brusinha” antiga, a camiseta manchada, acessórios fora de moda, móveis e até mesmo utensílios de cozinha que não fazem mais parte da sua rotina. Além disso, vale ressaltar que peças quebradas e roupas em mau estado devem ser descartadas, tudo isso não atrai energias boas de renovação! Já as roupas e objetos que você desapegou podem ser doadas para outras pessoas. É um bom gesto para este momento!
Para trazer a organização para sua nova rotina em casa é essencial aproveitar melhor o tempo, além de criar o hábito de guardar sempre os objetos no mesmo lugar. Sabe por quê? Cada item tem o seu local específico e não é nada legal ficar procurando “isso ou aquilo” antes de sair, né? Ao ter o lugar certo para cada coisa, todos saberão onde cada objeto está quando realmente precisar dele. Em relação ao tempo, mesmo tendo uma vida agitada, você pode separar 10 minutos para organizar os itens que estão fora do lugar, assim você evita o estresse de acordar em meio a uma bagunça!
Já que falamos em mudanças de hábitos, você já sabe o que sua casa precisa este ano? Confira o conceito de casa em 2021 com o @apto.21.
Alinhado ao tópico acima, uma das piores sensações é quando não sabemos mais o que fazer com determinado objeto e deixamos ele em qualquer ambiente. A casa não é um mostruário onde as pessoas passam e enxergam objetos aleatórios por todo lugar. Se há um espaço para ele, guarde ou decore. Agora, se não há, desapegue doando para quem precisa. Vale ressaltar que essa dica vale muito para jardins, varandas, halls e quintais. A pior coisa é receber quem amamos e a pessoa já perceber a bagunça da casa logo na entrada.
Você sabia que a padronização ajuda na composição dos ambientes e, principalmente, do guarda-roupa? Uma sensação muito esquisita é quando abrimos um guarda-roupa desorganizado, pode parecer normal nos deparamos com cabides de várias cores, modelos, roupas coloridas juntas, etc. Porém, isso prejudica a identificação do que você precisa utilizar, como também cria o excesso de informação. Por isso, invista na padronização, dobre as roupas da mesma forma e, de preferência, por cores e modelos, além disso, invista em um mesmo formato de cabide. Existem várias opções de jogos de cabides que podem ser comprados online por preços bem acessíveis!
Quando falamos em organização já pensamos em limpeza, não é mesmo? Por isso, evite guardar roupas “sujas” ou usadas no guarda-roupa, entrar na casa com sapato sujo ou objetos empoeirados. Tomando estes cuidados, além de ajudar a conservar os objetos, mantém sua casa em limpa e em ordem. Aproveite de o ano começou e reúna a família para fazer uma faxina em todos os ambientes da casa, vale ressaltar, que a faxina inclui, principalmente, a geladeira e os armários com os mantimentos. Uma das piores sensações é se deparar com alguma fruta estragada ou um alimento já vencido… (oh no, no, no)…
Já pensou procurar aquele documento mais antigo e encontrá-lo com muita facilidade? Isso para as pessoas que não têm a organização como pilar é algo fora da realidade, né? Mas, para você que deseja começar o ano com o pé direito, pode se tornar um hábito. Os papéis, apesar da ascensão da tecnologia, ainda fazem parte da vida das pessoas, por isso, vale a pena organizá-los, como em caixas ou pastas coloridas identificadas para cada item, como água, energia, documentos pessoais, etc. Essa dica vale a pena!
Já pensou organizar a casa e, ainda por cima, contribuir para o meio-ambiente e por uma cidade mais sustentável? Essa é uma das principais práticas para 2021! Sabe aquele móvel sem utilidade, mas que pode ser reaproveitado? Ou aquelas caixas e potes de alimentos que podem ganhar vida com o DIY? Isso mesmo, reutilizar deve ser um objetivo esse ano.
Uma madeira do armário velho vira uma mesa, ou prateleira… e assim por diante. Como se sabe, as mudanças climáticas estão alterando o hábitat dos animais e a maneira como vivemos, sendo o descarte incorreto um dos principais motivadores. Além disso, compre alimentos que realmente precisa, diminuindo o desperdício e invista na reciclagem de materiais.
Você que nos acompanha sabe o quanto gostamos de colocar a mão na massa no estilo DIY, né? Confira 5 soluções criativas do @apto.21 e aproveite para renovar sua casa usando a criatividade.
Por fim, para criar um ano repleto de organização e menos estresse em casa, além das dicas acima, é essencial organizar uma rotina de limpeza e organização para não ter quer perder a cabeça com a faxina semanal. Isso mesmo, faça um cronograma para limpar e organizar um cômodo por dia, incluindo o cuidado com as plantas e a lavagem do banheiro e lavanderia. Por exemplo, segunda-feira: dia da organização do guarda-roupa, terça-feira: armário e geladeira, quarta-feira: limpeza dos tapetes da casa, etc. Assim você ganha tempo e uma casa limpa.
Gostou das nossas dicas? Agora confira as 10 tendências de decoração de 2021 e fique por dentro das novidades do segmento.
Até a próxima! 🙂