O nosso lar é o ambiente que mais devemos dar atenção, pois é nesse espaço que depositamos todo o nosso cansaço do dia a dia e também onde podemos renovar nossas energias para a rotina que nos espera. Por esse motivo, precisamos de uma casinha aconchegante, organizada e que nos transmita a sensação de bem-estar.
Todo início de ano é comum trocar os móveis de lugar e mudar a decoração da casa, além de se desfazer do que realmente não se utiliza mais. Para ter uma casa organizada é importante ter um olhar atencioso para alguns itens. Esse olhar é indispensável, afinal, em quantos lugares durante o dia temos que estar mesmo não querendo, não é mesmo?
Portanto, nós do @apto.21 te daremos 10 dicas essenciais para a organização da rotina da casa com o intuito de ajudar você a lidar com esse dilema e tornar da casa o seu lugar favorito.
Aquela história de que imóveis pequenos tem projetos limitados e não contém muitas possibilidades de criação é realmente coisa do passado. A cada dia os arquitetos e designers de produto têm encontrado ótimas soluções para pequenas casas e apartamentos tornando deles ambientes agradáveis, práticos e funcionais. Na Firma 21, desenvolvemos muitos móveis funcionais, como uma mesa lateral que também vira bandeja de café/trabalho.
Para você que tem uma casa pequena, opte por revestimentos que deem sensação de profundidade, por tons claros nas paredes, além de não esquecer de um olhar atencioso para a iluminação. A otimização traz diversos benefícios, pois as casas ficam mais amplas, aconchegantes e consequentemente mais organizadas.
Quer saber tudo sobre revestimento, confira nosso guia completo sobre o tema e aproveite!
Uma dica essencial para a organização da casa é desapegar das coisas que você não usa mais. Todo fim e começo de ano as pessoas costumam se desfazer de objetos, roupas, aparatos tecnológicos que não são mais úteis a casa como eram algum tempo atrás. Essa prática é uma ótima opção, pois você pode se desfazer das coisas e vendê-las em sites como OLX, Enjoei, Mercado Livre, Repassa (um brechó super bacana que abraça várias causas sociais) ou doar para quem realmente precisa.
Sabe aquela roupa que você nunca usou e está guardada há anos no seu guarda-roupa? Ou aquela peça usada que você não gosta mais? Chegou a hora de um novo propósito para tudo isso. Organize um brechó para as peças em bom estado e doe aquelas que já foram bem usadas. Só uma dica: se você tem algumas roupas ou peças velhas, manchadas, ou furadas, realmente chegou a hora de descartá-las. Itens para doação precisam estar em bom estado para serem utilizados por outras pessoas.
Sabe aquela mesa de estudos ou escrivaninha? Não dá pra colocar tudo o que é necessário para realizar essas tarefas mais em cima da mesa, né? As prateleiras e o nichos se tornaram indispensáveis principalmente naqueles apartamentos que são menores e precisam de espaço. Se você deseja ter espaço e precisa de um organizador, opte por verticalizar com nichos e prateleiras. Eles, além de práticos e versáteis trazem beleza para sua casa.
Os nichos funcionam muito bem quando o assunto é organização. Há inúmeras possibilidades de objetos que você pode distribuir nos nichos pela casa, porta-retratos, livros, revistas, entre outros. Mas, não se engane, não é apenas nos quartos que você pode utilizá-los, mas também nas lavanderias, nas cozinhas e até mesmo no banheiro.
Em vez de você escolher um móvel que ocupa muito espaço no banheiro – que normalmente é o menor cômodo da casa – por que não um nicho para colocar os utensílios de higiene? Antes de comprar esses organizadores, sugerimos que você busque por um produto de qualidade e veja qual peso ele suporta para não ter problemas futuros.
Por aqui, adoramos trazer ideias práticas para nosso apê compacto! Confira 5 soluções criativas decorar sua casa!
Conhecido por ser o móvel de maior destaque da sala, o rack tem ganhado novas funções que ajudam na organização da casa. O rack não é mais aquele móvel que você só coloca a tv e o home-theater e alguns itens decorativos como os porta-retratos. Ele, com novos designs disponíveis nas lojas de todo país agora, dispõe de nichos compactos que auxiliam na organização dos objetos que não precisam ficar visível na sala, como discos, livros e caixa de documentos.
A sala de estar é um ambiente feito para receber os amigos e a família, portanto, opte por uma rack versátil que pode ajudar você a manter tudo em seu determinado lugar e dar apoio para as visitas. Na hora da escolha do rack, também invista em um modelo que tenha novas funções, que seja também uma mesa com puffs, e um design bonito para esse cômodo tão especial.
Os pets há um bom tempo já fazem parte do nosso núcleo familiar, eles trazem felicidade e amor ao lar de muitas pessoas tornando o viver muito mais agradável. Quem tem um cachorro ou gato sabe o quanto é gostoso chegar em casa e se deparar com seu bichinho todo feliz te esperando chegar do trabalho. Mas ter um pet não é tão simples assim, são necessários cuidados especiais para que o convívio entre a família e o animalzinho seja sempre saudável.
Procure separar um local da casa arejado para que ele faça as próprias necessidades, usar jornais e tapetinhos higiênicos são algumas das possibilidades para isso. O excesso de poeira dentro de casa pode prejudicar a alimentação do seu pet, portanto, lave diariamente as vasilhas d’água e de comida para que isso não aconteça. Não esqueça de agendar banho e tosa sempre que possível e passar aspirador de pó pela casa quando necessário, é muito comum os bichinhos soltarem muitos pelos ao decorrer do dia.
Por fim, apesar de em algumas famílias, o pet dormir no mesmo quarto do dono, é importante separar um local da casa que seja dele. Os pets são inteligentes e saberão que aquele espacinho pertence a eles!
Por aqui o Bruce é quase o dono da casa, confira como preparar um cantinho do seu pet.
A limpeza é um dos pilares mais importantes da organização da casa. Não existe nada melhor do que ter um ambiente arejado e limpo para poder descansar da rotina agitada do dia a dia. Faça um cronograma de atividades que englobe a limpeza de toda a casa, ou seja, separe um dia para limpar os móveis, outro para lavar o banheiro, outro para limpar os objetos, como também um dia para lavar roupa e limpar a cozinha.
O segredo é fazer um pouco por dia e ir mantendo. Usou, lavou e guardou. Se você manter o cronograma de limpeza da casa em dia, não perdera um dia inteiro na famosa “faxina” e terá sempre sua casa limpa. E, para te ajudar nessa hora, a gente tem uma playlist no Spotify especial para “sacudir a poeira”.
A quantidade de documentos e comprovantes de pagamentos são muitos, não é mesmo? Apesar da tecnologia ter nos ajudado a eliminar um pouco o número de papéis, ainda existem alguns de extrema importância que precisam ser físicos como contrato de trabalho, aluguel, comprovantes de pagamentos de boletos, entre outros.
Para você não se perder na hora que precisa desses papéis é fundamental ter tudo isso organizado em uma caixa, ou até mesmo em pastas. Separe os documentos em categorias, por exemplo, uma caixa com os comprovantes de pagamentos das despesas da casa e outra para documentos, como carteira de trabalho, contrato do plano de saúde, RG, entre outros.
Quando você fizer essa organização perceberá que sempre que precisar desses documentos você saberá encontra-los facilmente de maneira simples.
Os benefícios de trabalhar em casa são muitos! Quem trabalha em casa não passa horas no trânsito da cidade ou preso em transporte público, tem flexibilidade para organizar sua demanda de trabalhos, como também pode decorar o escritório em casa de acordo com o seu gosto pessoal. Mas, é preciso ter um ambiente tranquilo, silencioso e com tudo organizado para que o trabalho seja bem sucedido.
Afinal, trabalhar em um local desorganizado em que nada está no seu devido lugar é uma experiência não muito vantajosa, né? Ter tudo em ordem aumenta a concentração e produtividade, procure separar o que realmente é importante estar em cima da mesa e organizar as gavetas com os papéis em pastas etiquetadas.
Se você tem livros, pode distribuí-los em prateleiras ou nichos, a ideia é que tudo fique em seu devido lugar para que seu ambiente de trabalho seja o mais agradável possível.
Fizemos uma mega transformação no ateliê da @lu.cesetti! Confira todas as dicas para repaginar seu homeoffice!
Já se foi o tempo da mulher ser a única responsável da família a manter a casa limpa e organizada. Ainda bem! (rs) Há alguns anos a ideia dos novos casais é dividir não só as contas da casa, mas também as tarefas de organização do lar onde vivem. Se você deseja sempre ter uma casa organizada e limpa, divida as tarefas com os outros membros da casa, ou seja, companheiro (a) e – principalmente – com os filhos.
As crianças desde cedo têm que aprender a organizar seu quartinho e brinquedos para que eles não fiquem espalhados pela casa, além de compreenderem que precisam ajudar a cuidar da casa que tanto gostam. Essa dica é importante pois, quando todas as responsabilidades do lar são divididas ele nunca ficará na bagunça e cada membro poderá optar pelo que mais gosta de fazer. Essa escala de limpeza funciona, viu?
Gente, essa é uma dica mais importante para organizar a casa e a vida. Nós temos por essência sempre deixar algumas tarefas que podemos fazer hoje para amanhã. Essa é uma prática que temos que desapegar pois pode trazer inúmeros malefícios para o nosso dia a dia, portanto, se você tem tempo de realizar algumas tarefas da casa hoje, já realize e evite deixar para o dia seguinte.
Cada dia da semana tem uma demanda de coisas para serem realizadas, ou seja, compromissos e atividades do trabalho, rotina da casa, além daquele momento que você precisa descansar. Se levar essa dica com você, nunca ficará cansado e sempre estará com tudo em ordem e no prazo. Bora começar?
Esse ano, nós adotamos essa prática que tem nos ajudado muito a chegar no final do dia com aquela sensação boa de dever cumprido! Faça uma lista com aquele ‘mínimo necessário’ que você precisa fazer para se sentir bem e produtivo. Um exemplo aqui de casa: arrumar a cama logo de manhã, lavar a louça depois de usar, responder os e-mails/orçamentos do dia, publicar 1 conteúdo novo no Instagram. Essa é uma parte da nossa lista! Se der para fazer a mais, a gente faz. Se não, esse é o mínimo para sentirmos que avançamos de alguma forma naquele dia.
Por fim, defina suas ‘horas de ouro’ – um tempo fundamental em que você / seus filhos / sua casa sejam a prioridade – tanto para o trabalho como para curtir sua casa e sua família. Isso também é muito importante para repor as energias. Todos os dias, a gente separa pelo menos 2 horas pra brincar com o Bruce e curtir a família.”
Se você tem mania de organização e deseja compartilhar alguma dica, deixe uma mensagem nos comentários pra gente!
Até a próxima! 😉