Café Cremoso: uma receita para o Dia Mundial do Café

Nada melhor do que um cafezinho, né? Todo dia é a mesma rotina, acordar, trabalhar, estudar e cuidar das tarefas da casa. Mas, para algumas pessoas, o dia só começa realmente depois do café! “But First Coffee“, é o que dizem. Alguns, por exemplo, não abrem mão de um café da manhã em família. Já outros saem correndo e preferem beber a caminho do trabalho. Na verdade, o que não pode faltar de fato é o café! Você sabe qual a origem do fruto? Em qual país ele surgiu?

Uma breve história do queridinho do Brasil!

Não há registros históricos oficiais sobre a origem do café. Sabe-se que se trata de uma planta nativa africana, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária). Embora a planta tenha origem africana, foi no Iêmen, região oeste da Arábia, que ela começou a ser cultivada. Tanto que o nome café é de origem árabe. Na época a planta era conhecida como Kahwah que significava força. Após um longo período o fruto se popularizou na Turquia e chegou ao ocidente, na Itália, ganhando força na Holanda. O país foi o grande responsável pela exportação do café no mundo!

O Brasil é um dos principal produtor de café do mundo, com cerca de 46 milhões de sacas por ano!

A primeira muda da planta chegou ao Brasil por volta de 1727, trazida por um bandeirante, que vinha da Guiana Francesa e prestava serviço para o Coroa Portuguesa, e recebeu a planta – clandestinamente – da esposa do governador francês. Esse fato deu o que falar e, conforme o aumento do consumo do café pela Europa, ele começou a ser cultivada no Brasil. A produção foi expandida para a região Sudeste do país, que tinha fatores climáticos favoráveis. Assim surgiria um novo ciclo econômico para o país. Nos dias atuais, o Brasil é um dos principal produtor de café do mundo, com cerca de 46 milhões de sacas por ano, seguido da Colômbia, com 14,5 milhões. As maiores produções estão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. O que achou disso tudo?

Como fazer o seu cantinho do café em casa?

Fotografia: Ana Paula Lopes

O café é preparado a partir de grãos torrados e seus sabores podem variar de acordo com a sua origem, podendo ser consumido sozinho ou combinado com outras bebidas, como o leite, o achocolatado, a água e etc. Ele também acompanha as mais diversas refeições ao longo do dia, sendo unanimidade em quase todas as mesas do mundo, seja nas casas, restaurantes, bares e cafeterias. Afinal de contas, você com certeza já saiu para tomar um café com um amigo, né? Em falar nisso, para matar a saudade de ir a uma cafeteria, nós fizemos um cantinho do “café” aqui no nosso apê para te inspirar!

Não foi necessário muito espaço para ele, nós usamos um carrinho com rodinhas, colocamos uma luminária “café” da Firma 21 e, para aumentar a superfície, distribuímos numa tábua de madeira que já tínhamos em casa. Depois, foi só decorar o cantinho com a máquina de café acompanhada de alguns acessórios como xícaras, cápsulas e açucareiro! Confira todo o passo a passo da montagem desse cantinho que fizemos para a nossa coluna Tapa Na Casa, do portal Nossa do UOL, abaixo:

Para você ter uma noção do “poder” da bebida, alguns estudos apontam que o simples fato de sentir o cheiro do café deixa a pessoa mais alegre, principalmente pela manhã. Não é à toa que essa é a bebida mais consumida do mundo, né? Confira agora uma receita de café e aproveite!

Café cremoso na batedeira

Fotografia: Apto.21

Ingredientes

  • 1 pacotinho de café solúvel (50g);
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 xícara de água fervente;

Modo de preparo

  • Na batedeira, coloque o café, o açúcar e a canela;
  • Misture bem, em seguida adicione a água quente;
  • Bata tudo por 10 minutos ou até que fique bem volumoso e liso;
  • Na hora de consumir, basta adicionar 2 colheres (sopa) numa xícara, adicionar o leite quente ou gelado e misturar.

Toque Especial do Apto.21: Adicione ao leite quente um quadradinho de chocolate 50% cacau e deixe derreter. Fica perfeito!

Dica: A receita dura 3 dias na geladeira ou 3 meses no congelador ou freezer (ele não congela e fica no ponto de usar).

*Crédito da receita: Comidinhas do Chef

Até a próxima! 🙂

Equipe Apto.21
/ Outras postagens

Renovação da Cozinha com Painel Vinílico: Transformação Leve e Prática

Depois de 7 anos, decidimos fazer uma reforma incrível na cozinha. E acredite: essa renovação foi feita em menos...

#Apto21NaCozinha: Bolinho de Chuva na Fritadeira Elétrica

A gente ama praticidade na cozinha e ama também um bolinho de chuva no meio da tarde com café....

8 Livros Infantis para Brincar e Estimular a Leitura para Bebês

Ler com a nossa bebê é um dos momentos do dia do qual não abrimos mão. Contar histórias faz...

Ideias para fazer um spa em casa

Leve bem-estar para sua rotina com um spa particular.

Expo Revestir 2022: Conheça o Painel Vinílico

A marca amplia seu portfólio e traz novidade para o segmento de decoração e design.