Hoje é o Dia Internacional da Mulher! Essa data traz muitas histórias de luta e reflexões para os dias atuais! Desde a década de 1940, as mulheres buscam igualdade social no mercado de trabalho, nas tarefas da casa, no cuidado com os filhos e em suas próprias questões femininas.
Quando falamos em questões femininas, muitos assuntos surgem, como, por exemplo, os padrões de beleza e a sexualidade. A sociedade sempre exigiu uma mulher vaidosa, magra e feliz, como também, sempre “decidiu” a maneira de como deveríamos nos comportar no âmbito familiar e em nossas próprias relações afetivas.
Nós, depois de muita luta, conseguimos construir nosso local de fala e mostramos para o mundo que todos esses “jargões” são ultrapassados! O lugar da mulher é onde ela quiser e todo e qualquer assunto relacionado ao universo feminino sempre deve ser decidido por elas, viu?
É claro que toda essa conquista não aconteceu do dia para a noite e sabemos que isso é uma construção diária, que deve ser passada de geração em geração. E graças a cada luta, ano a ano e mulher por mulher, chegamos hoje em conquistas que, há anos atrás, seriam incabíveis para a sociedade, como decidirmos nossa profissão, a divisão das tarefas de casa e aceitando – ou não – os relacionamentos afetivos.
Porém, conciliar tudo que engloba todo o universo feminino não é fácil! Apesar de tantos obstáculos vencidos, a mulher de hoje sente uma pressão em conciliar todas as suas funções, principalmente sem ser julgada por suas escolhas.
Todas as tarefas diárias tornam nossa rotina agitada e nos esquecemos de cuidar de nós mesmas. Ou seja, sentimos que é quase um instinto nos preocuparmos sempre com o outro, seja quem for, e nos colocarmos em segundo plano. Por isso, é essencial desfrutar de momentos de bem-estar como, por exemplo, fazer uma aula de ginástica, ir na academia, meditar ou até mesmo ler uma revista sem sentir-se pressionada.
Mesmo sendo poucos minutos por dia, atividades de auto bem-estar pode fazer total diferença na sua rotina, trazendo ótimos benefícios para sua autoestima e saúde. A Camila, que está à frente @apto21, por exemplo, é mãe e empreendedora e leva cada dia de um jeito, sempre tentando estabelecer algumas atividades como essenciais, como por exemplo: tomar um belo café da manhã ou jantar ao lado da família. Mas nem todo dia isso dá certo, até porque a Liz, a bebê dela e do Pablo, está passando por diversas fases de desenvolvimento, o que significa readaptar várias demandas do dia.
A leitura pode ser uma solução para cuidar de si mesma, confira 5 livros escritos por mulheres!
Desde o início da pandemia a rotina dela mudou bastante, antes ela frequentava a @Firma21 duas vezes por semana, mas hoje não consegue ir com tanta frequência. Ela toca as demandas de casa de maneira remota, cuidando do Bruce e da Liz. Então, a vida da Cami é um continuo “equilibrar de pratinhos”, que, às vezes, caem no meio do caminho. E tá tudo bem, viu?
Em contrapartida, apesar do turbilhão de coisas, ela sempre tenta tirar cinco minutinhos para tomar um banho relaxante, ler algumas páginas de um livro ou até mesmo escutar uma música bacana para desestressar. Então, fica essa dica: ocupar seu tempo fazendo algo por você é muito importante!
Já que o assunto é mulher, confira tudo sobre o primeiro ano de maternidade da Cami!
Os obstáculos à frente ainda são muitos, a presença da mulher no mercado de trabalho ainda é bem desigual e temos que lutar por essa igualdade. Para se ter uma ideia, segundo dados de 2018 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – as mulheres brasileiras recebem, em média, 20,5% a menos que os homens.
E tem mais: durante a pandemia, o IPEA – Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou dados, ano passado, em que a participação da mulher no mercado de trabalho foi a menor dos últimos 30 anos. Por isso, a luta ainda não acabou, mas as nossas expectativas para o futuro são as melhores possíveis! Nós esperamos colher ainda mais frutos de tudo isso nos próximos anos! Nós imaginamos as mulheres muito mais unidas, no sentido de defender o seu direito e construir uma igualdade abraçando outras mulheres.
Nós já estamos colhendo muitas coisas e sendo compreendidas na sociedade, afinal de contas, alguns homens e pessoas de outros gêneros vêm lutando ao nosso lado, o que é muito importante para esse processo acontecer de fato! Estamos juntas para ultrapassar todos os obstáculos a nossa frente!
Apesar de tudo isso, ser uma mulher é uma dádiva!
Feliz Dia das Mulheres!
Esperamos que o Dia da Mulher seja de verdade, todo dia!
Um abraço e até a próxima! 🙂