Quer dar um toque especial na parede da sua casa, mas não sabe por onde começar? Uma gallery wall pode ser a solução perfeita para isso! Para quem não conhece a fundo o termo, ele nada mais é do que aquela parede adornada por diversos quadros e objetos decorativos. Por vezes, nos deparamos com imagens em revistas de decoração, blogs e publicações do Pinterest que receberam uma gallery wall com diferentes composições! Tem gente por aí que gosta de incluir fotografias, pratos decorativos, relógios e lambe-lambe na composição da gallery wall.
Mas na hora de produzir a da nossa casa, a gente descobre que montá-la não é tão simples assim. Não existe uma regra específica para montar uma gallery wall, mas algumas dicas podem facilitar sua montagem e transformar a parede da sua casa em uma galeria de arte! Por isso, confira nosso passo a passo e faça uma gallery wall em qualquer ambiente da casa!
O primeiro passo para você decorar um ambiente é escolher o espaço. No caso da composição da gallery wall, veja qual parede merece recebê-la. Você pode incluir quadros decorativos em qualquer ambiente da casa, seja no quarto, sala de jantar, sala de estar ou até mesmo nas varandas e nos lavabos. O importante é considerar o tamanho da parede com a quantidade de quadros e adornos decorativos, para não errar no momento da montagem, viu?
Se você gosta de usar a criatividade para decorar, confira 5 ideias para transformar sua casa!
Depois de delimitar a parede escolhida, o ideal é escolher quais objetos decorativos farão parte da sua gallery wall, ou seja, quadros, fotografias, mosaisos, pratos decorativos e etc. Depois disso, você precisará dos seguintes materiais para fazer o esboço: tesoura, fita adesiva, cartolina ou papel kraft e caneca ou lápis. Coloque todos os quadros no papel kraft, ou cartolina, e contorne com a caneta. Depois corte tudo e veja qual disposição é a sua favorita!
A gallery wall é apenas uma solução para sua parede, confira 5 dicas para pintar com stencil!
Para a disposição dos quadros e objetos, uma dica super útil é posicionar o eixo horizontal do arranho na altura dos olhos com aproximadamente 1,50 m do piso. Use um ponto de referência que pode ser um móvel que fica abaixo, como sofá, cama, aparador ou mesa de jantar. Por aqui, alinhamos a altura e as laterais da gallery wall para que nenhum quadro ficasse torto. Confira agora o passo a passo no conteúdo abaixo:
Combine uma paleta de cores para compor sua gallery wall! Escolha nuances de cores que sejam harmônicas para os quadros e acessórios. Por aqui, decidimos usar o preto, o branco e tons de verde que ficaram uma graça! Outra ideia é usar quadros retangulares com objetos ovais e redondos, use bastante a criatividade! É apenas uma ideia, faça o melhor para você e para sua casa!
Depois de todas as etapas citadas acima e da composição escolhida, chegou a fora de furar a parede. Caso você opte por não comprometer a parede com furos, uma fita dupla-face específica para esse serviço pode ser uma solução ideal para sua gallery wall. Veja qual é a melhor opção para seu ambiente e coloque a mão na massa, sua parede ficará muito especial!
Se você gosta de quebra-quebra, confira como renovamos um banheiro em apenas três dias!
Gostou das dicas?
Até a próxima semana! 🙂